Compras / Shopping

Fui às compras... e vim carregadinha! Fui a uma loja não muito perto de casa, mas que tem uma colecção incrível de tecidos. É uma loja com três pisos e mais de 1300m2, de uma total desorganização. Tive que levantar vários rolos de tecido para perceber o que havia em cada prateleira (tenho pena de não ter tirado uma foto). Não se encontram muitos tecidos de designers americanos, mas tecidos baratos, básicos capazes de engrossar o nosso stock, desses há lá tantos que até cansa.

 Fitas de viés: 0,30€ / m a fita lisa, 0,35€ / m as fita xadrêss azul e vermelha, a mais larga não me lembro quanto custou. A fita de viés azul com uma risca verde foi mais cara, mas foi comprada noutra loja.




 Fitas de várias cores, espessuras e padrões, a pensar nas prendas de Natal para os mais pequeninos
 Dois tecidos de algodão, a pensar nuns projectos para a casa.
Riscas! Gosto. Em algodão, o da direita com um toque de linho (foi o que disse a senhora da loja, eu nem sei bem o que isso quer dizer exactamente). A pensar nos meus rapazes
 Estas toalhas foram compradas ao quilo; devem ter custado menos de 0,50€ cada uma. São iguais e têm um lado (o das riscas fininhas) que parece veludo. Estas trouxe-as para testar um roupão de banho para um rapaz pequenino.
Ainda trouxe mais um toalhão de banho (4,0€, um turco de excelente qualidade), que planeio usar para fazer uma toalha com capuz. Finalmente, encontrei um "retalho" de quase 2m de uma ganga pré-lavada tão macia que parece pele de pêssego e que custou apenas 5,0€.
Claramente estou aqui a tentar justificar as minhas compras com projectos que tenho em mente, mas admito que muitos dos tecidos que compro não têm qualquer justificação, apenas a mais vã delas todas: ADORO!

Então, o que acham das minhas compras?




So I went shopping... and I returned with my hands full. I went to a huge 1300 square meter store, not so close to my place, that has an amazing collection of fabrics. It is a totally disorganized store, where I had to lift several bolts of fabric to figure out what is in each shelf (I regret to havving a picture, sorry), but it is totally worth it! It doesn´t have any designer fabric, but has lots of basics great for stash building!
 I also bought lots of trims, thinking about Christmas presents for the little ones
 The dear white thread, for every purpose.

 Lots of bias tape, the solid one for just 0,30€ / meter!
 I found a cut of pre-washed denim, 2 meters, so soft it feels like peach skin, for only 5,0€.
And I also bought home some terry cloth (4,0 € per 1 meter towel) for a hooded towel, two small terry cloth towels (about 50 cents each) I am planning to make a bath robe for a little fellow, two cotton fabrics with blue stripes with my little boys in mind, and some green gingham and black and white plka dot for some home projects.
I am clearly trying to justify my fabric / notions shopping with projects in mind, but I have to admit that I buy some fabrics without any real explanation besides the most vain one: I love them!


So what do you think about my shopping? What to join me the next time?



Toalha-mochila / Backpack


Mais um pedido, desta vez da Gabi, para oferecer a uma menina de 2 anos. Coloquei um bolso exterior para acrescentar um pouco de espaço (é para um raparigo, certo?). Definitivamente, estas pequenas mochilas fizeram sucesso. São tão fáceis de fazer! E todos os miúdos deviam ter uma! Adorava ter a capacidade fotográfica para apresentar aqui um passo-a-passo. Qual é a vossa opinião? Gostavam de ver aqui um tutorial com molde incluído mesmo que a fotografia fosse fraquinha?



This time it was Gabi who asked me for a towel/backpack for a 2 years old girl. II added an ouside pocket to edd some more room (it is for a girl, right?). These backpack were a huge sucess this summer. They are so easy to make that every kid should have one! I would love to know enough photography to make a tutorial for you. What do you think? Would you like to se a tutorial + pattern even though with poor photography?

Stuff






Mais algumas coisinhas que deixei na Amor de Galo.

Few more stuff I left at Amor de Galo.

Mala praia / Beach bag

 


Em tempo de férias (as que já passaram, claro), a minha cunhada pediu-me uma mala para levar duas toalhas de praia, de adulto e onde coubesse mais alguma coisinha. Tinha cá em casa um tecido do IKEA que comprei a 2€ / metro (grande saldo). Para além de achar que o tecido é giríssimo, tem qualquer coisa nele que grita verão (talvez seja o amarelo!!). Foi a segunda tentativa de fazer algo parecido com uma mala e desta vez consegui fazer um saco enorme (por oposição à micro mala que fiz para mim...)
 Desalinhei as riscas na costura central e coloquei um grande bolso com velcro no interior. Resultado final: gosto, muito! Tivesse eu tempo e fazia também um para mim.

 During my vacations (the one already gone, of course), I was asked to make a bag big enough to carry two grown up beach towels and a few other things. I had some IKEA fabric I bought for 2€ / meter (huge clearance sale). I love this fabric, I think it is adorable, happy and it has something in it that screams summer (maybe because it is yellow!!). 


It was my second attempt to make something-like-a-bag and this time I manage to make a huge tote bag (as opposed to the tiny bag I made for myself...). I mismatched the stripes on the central seam and sewn an inside pocket with velcro closure. End result: like it, a lot! If I had time I would definitely make me on too.

Toalha / hooded towel



 Um pedido especial para uma menina nascida em Julho. Gosto imenso desta linha da Riley Blake designs: Rainy Days and Mondays, embora já não seja muito recente.














A special request to a baby girl born in July. I love this Riley Blake collection: Rainy Days and Mondays, although it was released some time ago.

Amor de Galo

 Para quem ainda não sabe, a Ana e os Vira-ventos tem algumas coisinha em exposição na Amor de Galo, um lojinha de artesanato no Porto, já mencionada aqui. Aqui ficam algumas fotografias do que eu fiz exclusivamente para lá mostrar
 









For those who don´t know, Ana e os Vira-ventos has some item being showed off at Amor de Galo, a cute little handmade stuff store located in Porto, Portugal, as I already mentioned here. Here are some photos of what I have done just to put there

Mala / Bag



 
Estava a precisar de uma mala, um pouco maior do que a que tinha, para a nova estação. Desenhei eu o molde e usei uns tecidos do Ty Pennington, que supostamente são de decoração, logo têm um pouco mais de “corpo”. A verdade é que nem o “corpo” valeu. 
Tinha idealizado uma mala com um pouco mais de estrutura, mas o resultado não corresponde muito ao que imaginei. Ando em busca de algo que lhe dê estrutura, como o “fusible fleece” sobre o qual leio em blogs americanos / australianos, mas a verdade é que as retrosarias da zona (e já não são muitas) não tem disso. O único tecido termoaderente que encontrei tem o peso do algodão usado em patchwork, o que não deve dar grande estrutura. Para além disto, precisava que a mala fosse um pouco maior do que a que tinha, já que os rapazes têm cada vez mais coisas para lá armazenar. 
Mas o meu olho para as dimensões é fraquinho e falhou-me. A mala é ainda mais pequena do que a que tinha! Apesar de dos contratempos, gosto da mala. Acho os tecidos muito bonitos e gosto do desenho que fiz. É pequenina, mas foi a minha companhia em todos este dias de sol! 
 
I was in need of a new bag,  a little bigger than the one I had (Yes, I only had one bag).
 
I made the pattern myself and used some Ty Pennington home dec fabrics. As this fabrics are a bit more heavy weighted than the quilting cotton fabrics I have been using I was expecting the bag to be a little more structured.
The fact is that the end product is not exactely what I imagined. I have been looking for some fusible fleece (i read about it all the time in american / australian blogs) but my local shops don't have that. Besides this small issue I also made a smaller-than-I-had bag! I definitely suck at eye-measurements! But apart from the setbacks, I like the bag (for a small one, of course), the fabrics are lovely, I like the design and it was my company during the all summer!